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Coronavírus: bancária do Santander morre vítima de Covid-19

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Coronavírus: bancária do Santander morre vítima de Covid-19

Movimento Sindical está cobrando dos bancos medidas para preservar a saúde dos trabalhadores e conter a disseminação da doença entre a categoria

Uma bancária do Santander faleceu vítima de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, na última quinta-feira 2. A bancária trabalhava no call center Vila Santander Paulista, localizado em São Paulo. Ela se enquadrava no grupo de risco por ter diabetes, hipertensão e asma.

 

>> Bancários devem atentar-se às medidas de prevenção contra o Covid-19

 

Nesta sexta-feira 3 foi feita uma reunião por vídeo conferência com o Comitê de Crise da Fenaban e a coordenação da COE (Comissão de Organização dos Empregados) para buscar explicações sobre o fato.

 

Na reunião, o Santander alegou que enviou comunicado no dia 13 de março alertando todos os trabalhadores do grupo de risco para que se mantivessem em quarentena. Contudo, ainda segundo o banco, o nome da bancária não constava no grupo de acompanhamento de doenças crônicas do banco. Portanto, a empresa argumenta que não tinha conhecimento que a bancária estava sujeita a ameaça de óbito caso contraísse a doença.

 

Alerta


É muito importante que as bancárias e os bancários não omitam qualquer doença que venham a ter. Desta forma é possível tentar conter o máximo a disseminação da covid-19.

 

Ainda de acordo com o banco, quando a bancária foi internada, seus colegas passaram a ser monitorados. Outro trabalhador apresentou sintomas da doença. O caso foi confirmado e ele segue afastado, mas já teve alta médica.

 

Reivindicações


Diante da fatalidade, o movimento sindical cobrou do Santander informações sobre a implantação de medidas para preservar a saúde dos trabalhadores e a disseminação da doença entre a categoria:

 

- Disponibilização de testes rápidos para todos os casos de suspeita, além do isolamento imediato.

 

- Instalação de medidas de proteção em todas as unidades de atendimento ao público, como barreiras acrílicas, além da disponibilização de mascaras, luvas e álcool em gel.

 

- Implantação de sistemas de triagem, orientação e agendamento para atendimento presencial a fim de evitar aglomerações nas agências. Sobre esta reivindicação, o banco respondeu que está discutindo junto à Fenaban a implantação de um sistema de agendamento, principalmente nas cidades mais populosas e com maior número de casos, como São Paulo.

 

- A fim de permitir critérios justos e igualitários para todos os trabalhadores do sistema financeiro, foi cobrado do Santander que a alteração do banco de horas implementada pela instituição espanhola seja discutida na mesa de negociação com a Fenaban.

 

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>>> Pressão sindical faz Santander revezar agências na Baixada

Escrito por: Redação Spbancarios
Fonte SEEB SP - 03/04/2020
Postado por Fabiano Couto em Notícias

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