8 de março
Dia Internacional da Mulher é para reforçar as lutas
Há quem resuma o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a mensagens “fofas” nas redes sociais, pequenos mimos e a alguns “parabéns”. As intenções podem até ser boas, mas o caminho que precisa ser trilhado é bem diferente de uma simplória “comemoração”. Esta terça-feira (8) deve ser um marco de memória das lutas de tantas mulheres que morreram para garantir direitos básicos. Além disso, a data precisa servir para reforçar que a batalha é diária por liberdade e vida!
Mulheres seguem sendo assediadas em seus trabalhos, suas casas e nas ruas. São violências em diferentes níveis, seja na cantada da rua, no julgamento das roupas ou nos salários rebaixados, mas todas agridem a dignidade. Posturas que partem dos “micromachismos” e chegam até o extremo dos feminicídios.
Só em 2014, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 85,9 mil meninas e mulheres vítimas de violência exercida por familiares ou parceiros foram atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sem contar outras milhares que sequer chegaram até o SUS.
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que em sua próxima gestão (2016/2019) terá Eneida Koury como presidente, continuará lutando cotidianamente para que as mulheres tenham cada vez mais voz, vez e lugar no mundo. As reivindicações e lutas feministas seguem atuais e necessárias enquanto houver mulheres exploradas e oprimidas!
Fonte Imprensa Seeb Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias