#SempreNaLuta
Intersindical não vota apoio à Dilma em Congresso do BB e reforça independência de governos
O 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (BB), realizado em São Paulo entre os dias 6 e 8 de junho, foi marcado por contradições durante a elaboração das propostas de luta para Campanha Salarial 2014. Um ponto que causou indignação foi a aprovação de apoio à reeleição de Dilma Rousseff.
“Nossa preocupação é com a conquista de direitos da classe trabalhadora. Não podemos ser correia de transmissão de qualquer partido”, ressaltou a bancária do BB, Eneida Koury.
Outro problema destacado por participantes do congresso foi a relação de itens aprovados para a Campanha Salarial 2014. “A pauta de reivindicações definida no Congresso não garantiu as bandeiras históricas, como reposição de perdas salariais e o fim das metas, que são as principais causas de adoecimento do trabalhador e assédio contra os bancários”, afirmou a diretora do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Márcia Peres. Ela representou o sindicato junto com o também diretor José Marcelo.
A diretora ressaltou também a necessidade de lutar pela igualdade de direitos entre os trabalhadores que sempre foram do Banco do Brasil e os bancários incorporados durante fusões com outras instituições, como a Nossa Caixa.
Outra decisão dos delegados no Congresso foi manter a estratégia de campanha nacional unificada, com negociação de mesa única na Fenaban e mesa específica para discutir as questões do BB. Confira as demais propostas aprovadas:
- Aumento do número de funcionários
- Melhores condições de trabalho
- Fim do assédio moral
- Salário mínimo do Dieese
- Interstício na tabela de antiguidade de 6%
- Processo de seleção interna
- Fim dos descomissionamentos
- Defesa dos princípios da solidariedade na CASSI e prioridade no programa de prevenção e na qualidade de vida, fortalecendo o programa Estratégia de Saúde da Família e Cassi para todos os funcionários.
- Fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo da Previ
- Eleição do diretor de Participações da Previ
- Redução da parcela Previ e regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal (que trata do Sistema Financeiro Nacional)
Fonte Imprensa SEEB Santos e Região com informações do SEEB/ES
Postado por Fernando Diegues em Notícias