#SeLiga
Itaú engana bancários com programa de vagas
O Itaú criou o programa Conectando Oportunidades, por meio do qual os bancários se candidatam a vagas disponíveis dentro do banco. Só que, ao invés de ajudar, a iniciativa está causando transtornos e muita insegurança. Os trabalhadores que se inscrevem no programa recebem comunicado interno informando que eles têm 45 dias para conseguir uma vaga. Caso contrário, serão demitidos.
Na realidade, é um programa criado pelo banco para alegar que está realocando os trabalhadores e justificar seu esforço em dizer que a demissão é o último recurso, mas o que os funcionários dizem é que se trata de uma enganação, pois ninguém consegue se realocar.
Diversos funcionários denunciaram que se candidataram a dezenas de vagas (um chegou a se cadastrar em mais de 80) e não se enquadraram ao perfil de nenhum dos postos. O programa engloba tanto funcionários em busca de ascensão na carreira aqueles “à disposição”, expressão usada pelos gestores que não precisam mais dos serviços prestados.
Discriminação
A coisa fica mais complicada para os empregados com mais de 40 anos, que não conseguem colocação. A justificativa do banco é que ‘eles não têm mais brilho nos olhos’. Isto é pura discriminação. Faltam funcionários na rede de agências e o banco não contrata e nem realoca, pois o objetivo é precarizar o atendimento físico para forçar os clientes a buscar as agências digitais e assim fechar as de tijolo e cortar mais vagas.
O banco misturou tudo em um programa ineficiente em que a decisão final é do gestor e, para variar, o Itaú transfere a responsabilidade da realocação aos trabalhadores. Os bancários que se sentirem prejudicados podem procurar o Sindicato por meio do site, facebook ou whatsapp.
Fonte Com informações da Seeb SP
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 04 de julho de 2016