Procon

Juros do cheque especial e empréstimo pessoal aumentam em janeiro

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Juros do cheque especial e empréstimo pessoal aumentam em janeiro

Pesquisa realizada pelo Procon constatou que as taxas médias das duas modalidades de crédito pesquisadas voltaram a apresentar alta acompanhando o movimento de elevação da taxa Selic. Das sete instituições da amostra, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e duas elevaram suas taxas de cheque especial.
 
No empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,40% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,30% a.m., significando um acréscimo de 0,10 ponto percentual. A maior alta verificada foi no Santander, que alterou de 5,99% para 6,49% a.m., o que significa um acréscimo de 0,50 ponto percentual, representando uma variação positiva de 8,35% em relação ao mês passado.
 
No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,48% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,33% a.m., representando um acréscimo de 0,15 ponto percentual. A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal, que alterou de 4,41% para 4,95% a.m., uma variação positiva de 12,24% em relação ao mês passado. Mesmo com o aumento a CEF continua com a menor taxa entre os bancos pesquisados.
 
Em um mês que tradicionalmente existem gastos extras como pagamentos de impostos (IPTU, IPVA) e compra de material escolar, o consumidor deve tomar alguns cuidados ao contratar um empréstimo: analisar a real necessidade de crédito, antes de comprometer seu orçamento; utilizar o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo; pesquisar linhas de crédito mais baratas; evitar empréstimos de longo prazo que embutem custos maiores e, finalmente, não assinar nenhum contrato sem antes estar ciente de todos os custos envolvidos na contratação.

Fonte Procon
Postado por Fernando Diegues em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!