Saúde Mental

O coronavírus pode causar outra epidemia que devemos evitar: depressão

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
O coronavírus pode causar outra epidemia que devemos evitar: depressão

Mundialmente estamos enfrentando momentos de crise na saúde pública com a disseminação do Coronavírus Disease (COVID – 19). Doença que foi identificada pela primeira vez em Dezembro de 2019, e está revolucionando o mundo de uma forma geral

O coronavírus pode ser letal do ponto de vista físico, mas não só, na verdade, poderia causar um aumento considerável das depressões, emergência que não deve ser subestimada.

 

Conforme relatado por Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, em um artigo do Psychiatric Times, os transtornos de estresse e ansiedade podem se transformar em uma delicada epidemia ” paralela ” neste momento delicado . E um estudo de Samantha Brooks, do King’s College London, publicado em ” The Lancet “, descobriu que a quarentena tem várias consequências negativas para a saúde mental, incluindo trauma, confusão e raiva.

 

Por outro lado, em um artigo publicado em ” The Conversation ” por psicólogos clínicos do Centro de Ciências da Conexão Social da Universidade de Washington, enfatiza-se que, quando voltar ao normal, o número de depressões poderá aumentar.

 

Isso ocorre porque nem todas as pessoas são capazes de enfrentar um momento tão incerto com equilíbrio, especialmente se não estiverem muito inclinadas a gerenciar o estresse. De fato, a incerteza sobre o futuro, incluindo o econômico, pode nos desestabilizar excessivamente, fazendo-nos sentir vulneráveis. E também desencadeia qualquer obsessão de contaminação, limpeza e lavagem de compulsões.

 

Além disso, as consequências dessa pandemia podem comprometer ainda mais a saúde mental das pessoas que já sofrem de ansiedade e depressão, piorando também o humor das pessoas que perderam entes queridos ou empregos.

 

Em suma, o pós-coronavírus pode não ser tão fácil do ponto de vista emocional, provocando tristeza, raiva, aflição, irritabilidade e, consequentemente, problemas de sono, fobias, pânico, distúrbios de humor.

 

Diante desse risco, tomar medidas preventivas torna-se fundamental e é importante contar, se necessário, com psicólogos especializados. Tanto para aprender como gerenciar o estresse diário quanto para cuidar de todos os sentimentos, facilitando o autocuidado emocional.

 

É por isso que, segundo os psicólogos, seria importante que cada cidade fornecesse apoio psicológico a qualquer pessoa que sofria de uma perda por coronavírus, e não menos importantes são as redes de apoio entre amigos, familiares e profissionais para ajudar um ao outro agora e depois.

 

Acompanhe as novidades e informações para a categoria pelas nossas redes sociais: facebook, instagram, twitter, telegram e whatsapp.

 

>>> Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

Fonte Revista Saber é Saúde
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!