Ventania

O que é o ciclone extratropical que atinge o Brasil; quais são os riscos?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
O que é o ciclone extratropical que atinge o Brasil; quais são os riscos?Foto Satélite da NASA

Boletim da Defesa Civil de São Paulo alerta para a chegada do fenômeno nesta quarta; está prevista chuva torrencial e queda brusca de temperatura

 

Boletim divulgado na noite desta terça-feira (9) pela Defesa Civil de São Paulo alerta para uma queda brusca da temperatura e ventos fortes no estado de São Paulo nesta quarta-feira (10). 

 

Segundo informações dos institutos de meteorologia, a capital paulista deve ter temperatura mínima de 11ºC e máxima de 17ºC, com chuva forte e ventania que pode chegar até 90 Km/h. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de, em algumas regiões, ocorrer destelhamento e queda de árvores.

 

Essa alteração brusca da temperatura com forte ventania e pancadas de chuva é provocado pela chegada de um ciclone extratropical vindo do Sul e que vai se instalar no litoral paulista nesta quarta. 


Ciclone extratropical 

Como apontado anteriormente, a mudança brusca de temperatura, acompanhada de pancadas de chuva e ventos fortes, são características dos ciclones extratropicais, fenômeno meteorológico caracterizado por fortes tempestades e ventos. 

 

O ciclone extratropical recebe este nome porque se formam, geralmente, fora das regiões tropicais e também porque se originam em massas de ar de origem não tropical. 

 

No Hemisfério Norte, os ciclones extratropicais giram em sentido anti-horário e, no Hemisfério Sul, em sentido horário. 

 

Mas porque os ciclones extratropicais sempre trazem preocupações aos serviços de defesa civil? Como dito anteriormente, esse tipo de ciclone produz ventos forte e chuvas torrenciais, além disso, são capazes de causar a chamada maré de tempestade, uma elevação do mar.

 

As consequências em torno de um ciclone extratropical são inundações, destelhamento, ventanias, chuvas torrenciais e queda brusca de temperatura. Especialistas afirmam que alguns ciclones desse tipo podem ser tão perigosos e destrutivos quanto um ciclone tropical.

Escrito por: Marcelo Hailer
Fonte Revista Forum
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!