1ª Assembleia virtual de Campanha
Participe: hoje (27) tem a 1ª Assembleia virtual da Campanha Salarial 2020
Os bancários estão na linha de frente do atendimento à população na pandemia e em home office, trabalhadores arcam com custos como plano de internet e aumento na conta de luz. Muitos contraíram o novo coronavírus, alguns faleceram. Os Bancos, que mantém lucros bilionários mesmo em meio à crise, devem valorizar a categoria. Inscreva-se:
Participe da assembleia pelo facebook: bit.ly/AssembleiaFace
Participe da assembleia pelo Youtube: bit.ly/AssembleiaYoutube
Link para votação: http://bit.ly/Votação
Em meio à pandemia de Covid-19, a categoria bancária está dando um verdadeiro exemplo de comprometimento com a sociedade, além de garantir que os bancos continuem a ter lucros altíssimos, mesmo com o país em grave crise econômica. Nas agências, os bancários estão na linha de frente do atendimento à população. No home office, colocaram o próprio lar a serviço do banco, arcando com custos como plano de internet e aumentos consideráveis na conta de luz.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, chegou a derramar “lágrimas de crocodilo” e tratar os empregados do banco público como “família Caixa” ao agradecer pelo esforço empreendido no pagamento do auxílio emergencial, além do lucro obtido pela instituição. Mas insiste em reajuste zero e ataca o saúde caixa.
Os bancos parecem não levar em conta essa dedicação dos bancários na hora de valorizar a categoria. Na Campanha Nacional dos Bancários 2020 - apesar de recuarem da tentativa de impor o fim da 13 cesta alimentação, corte de até 48% na PLR e redução na gratificação de função - continuam oferecendo reajuste zero para a categoria. Para 2021, propõem apenas a reposição da inflação (INPC) de forma parcelada: 70% em 1º de setembro e os 30% restantes em março de 2022.
“A mobilização nas redes é fundamental para pressionar os bancos. Por isso todos tem que intensificar essa estratégia. Hoje (27) vamos realizar uma assembleia virtual para deliberar sobre as propostas. Participem, vamos mostrar a nossa força e unidade na mobilização”, ressalta Ricardo Saraiva Big, presidente em exercício do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e secretário de Relações Internacionais da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
Reajuste zero significa perda de 2,66% no salário
O reajuste zero significa diminuição do seu salário em -2,66%. Significa também reajuste zero para demais verbas como VA e VR. E a inflação de alimentos dos últimos 12 meses foi de 8,3%. E ainda reajuste zero nos valores fixos e tetos da PLR.
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região e SEEB de SP
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 27 de agosto de 2020