3ª Edição
Prêmio Notáveis da Cultura lota Guarani para homenagear artistas
O Teatro Guarani, em Santos, foi palco da 3ª edição do Prêmio Notáveis da Cultura, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região. A homenagem foi prestada para seis artistas, de diversas áreas, na noite do último sábado (29/10).
O Prêmio é um reconhecimento pelos serviços prestados à Cultura na Baixada Santista. Além da entrega de troféus, o evento contou com apresentações da Orquestra de Violões "Cordas Bancárias", ligado ao Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
O idealizador do Prêmio é o Maestro Antonio Manzione formado em 1961, medalha de ouro no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Criador e fundador do Curso Oficial de Violão de Santos e da Camerata Heitor Villa Lobos. Realizou 1.237 apresentações. Manzione é professor no Sindicato dos Bancários de Santos e Região e na Associação dos Advogados de Santos.
Os homenagedos no “Prêmio Notáveis da Cultura” foram:
Cássio Machado de Campos Laranja
Produtor e apresentador dos Programas: Digital Jazz, Bossa Sempre Nova da Radio Litoral e outros. É colunista do Jornal da Orla com mais de 200 matérias de conteúdo musical e cultural. Voluntário da Associação Esculpir com expressivo apoio na área musical.
Idealizador e Produtor Executivo de notáveis eventos culturais:
- “Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova”, comemorado em 25 de janeiro.
- “Rio Santos Bossa Fest”
- “ Dia Internacional e Municipal do Jazz”, em 30 de Abril.
Fábio Luiz Salgado
Produtor cultural, professor de música, pianista, arranjador, compositor, técnico de estúdio e coach. Criador do Instituto Pessoas e Ações, que capacita para o desenvolvimento pessoal, através de palestras e workshop.
Como coach prepara artistas para o mercado de trabalho. Optou por trabalhar em projetos sociais e culturais para desenvolver talentos, buscando a evolução pessoal através de treinamento motivacional.
Jeanete Alves dos Santos Deveza
Pedagoga e professora de música com licenciatura em História da Música, Teoria Musical e Violão.
Foi a primeira professora em São Paulo a exercer a função de aulas de sensibilização artística, criado pelo Maestro Antonio Manzione.
Criadora do Curso de “Vivência através da Música”, com a finalidade de despertar a sensibilidade e a percepção em crianças.
José Luiz Dias
Formado em Técnico de Violão pelo Conservatório Musical de Cubatão. Foi aluno do Maestro Antonio Manzione e dedicou-se a ensinar violão para crianças especiais e para alunos da terceira idade. Atualmente, faz arranjos e transcrições de músicas raízes brasileiras para o violão.
Jotarelli
Artista plástico, consagrado internacionalmente, iniciou seus primeiros traços com pedaços de carvão, ainda criança. É formado pela UNICEB – Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes e atualmente é Diretor de Arte do Clube do Choro de Santos. Tem como meta promover a inclusão social através da divulgação de suas técnicas ecologicamente sustentáveis e de baixo custo, para que todos tenham acesso à verdadeira cidadania, convivendo com a Arte.
Associação Esculpir
Grupo de voluntários compõem esta Entidade sem fins lucrativos, instalada na região central de Santos, próximo ao Mercado Municipal.
Atende 60 crianças e adolescentes em sistema de contraturno com as escolas da região. As atividades oferecidas são: Aulas de Violão com o Maestro Antonio Manzione, aulas de caratê, projeto de Jiu-jitsu com alunos da Unifesp, aulas de música no Clube do Choro, projeto de Cordas: violoncelo, viola e violino, aulas de costura de patwork e estímulo à leitura e interpretação de histórias.
Fonte Imprensa Seeb Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 01 de novembro de 2016