Itaú 2030

Sindicato quer solução para demissões e mudanças no Itaú

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Sindicato quer solução para demissões e mudanças no Itaú

Sindicalistas reúnem-se com representante do banco para saber sobre o projeto 'Itaú 2030'

 

O movimento sindical reuniu-se com a direção do banco, ontem quarta-feira (25). Na pauta, o debate sobre as mudanças no mundo do trabalho que afetam e prejudicam os funcionários e as relações de trabalho implementadas nos últimos anos e que tanto afligem os bancários. O movimento sindical quis saber a posição do Itaú em relação aos impactos das novas tecnologias no emprego dos bancários, diante da concorrência dos bancos tradicionais com as fintechs e plataformas digitais no setor financeiro.

 

O diretor executivo de recursos humanos do Itaú Unibanco, Sérgio Fajerman, disse que “a concorrência no sistema financeiro traz uma série de desafios para o banco, que gera as mudanças” e prometeu o compromisso de manter o diálogo com os representantes dos funcionários. Acrescentou destacando as mudanças de comportamentos dos clientes e consumidores e deu como exemplo das novas formas de relacionamento das empresas com a clientela, o modelo utilizado pela Magazine Luiza e seu atendimento virtual e alegou que está em fase de experiência no banco três tipos de atendimento: o 100% presencial; a distância e o "híbrido flexível". Apontou ainda o custo das agências físicas.

  

“A pressão por metas absurdas sempre foi um problema e, agora, em plena pandemia é desumano, além do medo de perder o emprego estão descontrolando e adoecendo os funcionários”, afirma Élcio Quinta, tesoureiro do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.

 

Retorno ao presencial

A despeito do retorno ao trabalho presencial diante da gravidade da Covid-19, Sérgio garantiu que se dará de forma segura e ainda não há prazo definido para a volta dos funcionários, levando em consideração os protocolos de prevenção, a vacinação e a situação das variantes. Disse que o Itaú está "adotando uma política de retenção e valorização de seus profissionais a fim de evitar migração de bancários para outras empresas e que "a transformação cultural exige mais tolerância ao erro do empregado".

 

Na questão da diversidade, o banco citou a importância de maior aceitação de lideranças femininas, negros, PCDs (Pessoa com Deficiência) e LGBTQIA+. 

 

Demissões

O representante do Itaú disse ter preocupação com o emprego e que é necessário atender as necessidades dos investidores, mas também servir a sociedade. "Temos que olhar para a sociedade, o bancário, acionistas e o mercado", afirma. Sobre o programa Gera, que tem resultado em muitas reclamações dos funcionários, prometeu aprofundar o debate sobre o tema com os sindicatos.

 

Na prática, o que tem acontecido em demissões em massa. Os sindicalistas cobraram a manutenção dos empregos, pois o banco tem dispensado em plena pandemia. 

 

Importância do diálogo

O Comando Nacional dos Bancários, destacou a importância do encontro para avaliar o que o Itaú pensa sobre o futuro da categoria.

Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região com informações do SEEB do RJ
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!